Quem sou eu

Minha foto
O Grupo Escolar da Escola Estadual Tenente Coronel José Correia, foi criado pelo decreto n° 254 em 11 de agosto de 1911 e inaugurado em 07 de setembro do mesmo ano, começando a funcionar em 01 de fevereiro de 1912, com a matrícula de 90 alunos, sob a direção do professor Luiz Correia Soares de Araújo e das professoras Maria Carolina Wanderley Caldas (D.Sinhazinha) e Clara Carlota de Sá Leitão. Abnegados e com um propósito de priorizar uma educação de qualidade para formar cidadãos capazes de atuar na sociedade com dignidade, a escola celebrará, em 07 de setembro de 2011, 100 anos de contribuição na educação do município de Assú/RN.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

HISTÓRICO


"Grupo Escolar “Tenente Coronel José Correia”. Criado pelo Decreto 254 em 7 de setembro de 1911, a cessão inaugurável foi assistida pelo Inspetor de Ensino Amphilóquio Câmara, pelo Coronel Antonio Sabóia de Sá Leitão, presidente da intendência e representante do governador do estado, Dr. José Correia de Araújo Furtado, Juiz de Estado e outras autoridades da justiça estadual e federal, distintas famílias e cavalheiros.
O governo do município escolheu o nome (Ten. Cel. José Correia) para patrocinar a causa do ensino público primário devido ao seu patriotismo, tino administrativo e com grandes ideais.
Começara suas atividades educativas em 1º de fevereiro de 1912, sob a direção do professor Luís Correia Soares de Araújo e das professoras Maria Carolina Wanderley Caldas e Clara Carlota de Sá Leitão. Iniciou com a matrícula de 90 alunos: 30 classe infantil, 30 classe elementar feminina e 30 na classe elementar masculina.
Pelo desempenho eficaz dos que faziam um trabalho de qualidade, a secretária de educação e cultura do RN reconhece a Escola Estadual “Tenente Coronel José Correia” como estabelecimento de ensino de 1º grau, pela portaria 481, de 30 de abril de 1975.
Nos dias atuais tem sido muito conturbado. Uma série de conflitos internacionais e urbanos nos deixam preocupados, aflitos, instáveis, desorientados. O que mais queríamos era a volta da paz e a fraternidade a essas desestruturações sociais e conflitivas. No âmbito educacional interno, sofremos, já que nos afetou pelo sentimentalismo que emana no íntimo dos justos à sua resposta de tolerância persistente. Os bloqueios são tantos, os entraves, às vezes, contudo, nossa luta é incansável para um fazer acontecer educação do dia a dia dos nossos alunos, buscando não só o alfabetizar, mas resgatar os valores, as habilidades que devem ser desenvolvidas dentro de um prisma de ação pedagógica interdisciplinar de conteúdos. Foi não, é pensando nessa proposta de trabalho com nossos alunos que a gestão atual na sua transparência de um promissor futuro, viabiliza um trabalho tão eficaz e dinâmico nas pessoas de Zara de Sá Leitão Pinheiro de Gouveia, Lucineide Coringa dos Santos Ferreira, Maria Magda Lopes Dias Quintino e Lígia Borges França Fonseca, que em tão pouco tempo nos mostram marcas do desempenho maior e atuação magnânima à frente dos seus 62 funcionários e dos seus 787 alunos, distribuídos em três turnos: matutino, vespertino e noturno.
Se a Escola Estadual “Tenente Coronel José Correia” tem credibilidade, a população do município de Assú, não é soma de sua atuação intensiva apenas à nossa prática pedagógica, mas sim, repito, ao administrativo como um todo para que nos seus 92 anos de contribuição ao nosso país, no futuro bem próximo, possamos dizer à escola mais antiga do Assú: valeu a pena mostrar o seu potencial de uma prática atuante dos futuros brasileiros assuenses, galgando méritos para sua própria identidade de cidadão do mundo.

Nenhum comentário: